Governo de Minas Gerais, Embaixada da França no Brasil e o Sesc assinam Protocolo de Intenções para cooperação internacional no âmbito da cultura

  • ícone de compartilhamento

O Sesc, integrado ao Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, a Embaixada da França no Brasil e o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), apresentam o II Fórum Políticas Culturais em Debate.

O encontro dá sequência à parceria iniciada em 2017, tendo como foco a discussão e reflexão sobre políticas culturais no âmbito da cooperação internacional entre Brasil e França.

Nesta quinta-feira (7/6), às 11h, será realizada a assinatura do Protocolo de Intenções pelo embaixador da França no Brasil, Michel Miraillet, o secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, e o diretor regional do Sesc em Minas, Luciano Fagundes. O encontro será realizado na Sala do Conselho do Sesc em Minas no Edifício-Sede (rua Tupinambás, 956, 15º andar).

O objetivo é afirmar o empenho desses parceiros em estabelecer conexões culturais internacionais privilegiando, a partir da França, a relação com a União Europeia e os seus estados membros; realizar transferências recíprocas de competências na área de intervenção da Plataforma - um espaço de cooperação bilateral, entre Minas e França - ; contribuir para o diálogo internacional e as trocas de experiências especializadas (práticas, saberes, competências) sobre a cultura; promover e utilizar as inovações advindas da referida Plataforma – tanto nos métodos quanto em seus próprios objetivos e projetos de cooperação – com vistas a cooperações mais democráticas e equitativas. E, por fim, contribuir para o favorecimento da convergência de conhecimentos e dados transversais das práticas e saberes artísticos e culturais relacionados a outras áreas.

A partir da realização do Fórum Internacional de Políticas Culturais em maio de 2017, houve o desejo tanto do Sesc em Minas, quanto da Embaixada da França e do Governo de Minas Gerais, via Secretaria de Estado de Cultura, de estabelecer uma cooperação institucional entre os parceiros.

A ação se dá por meio de uma Plataforma Internacional de Políticas Culturais, com o propósito de desenvolver programas e projetos nas áreas de pesquisa, difusão, formação, articulação, intercâmbio e co-produção cultural.

Serviço:

Assinatura do Protocolo de Intenções entre o Governo de Minas Gerais, Embaixada da França no Brasil e o Sesc Minas
Local:
Sala do Conselho do Sesc em Minas no Edifício-Sede (rua Tupinambás, 956, 15º andar)
Data: 7 de junho (quinta-feira)
Horário: 11h
Informações para a imprensa: Ana Paula Rachid (31) 3279-1479